sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Rio Tapajós



O Rio Tapajós é um rio brasileiro que nasce no estado de Mato Grosso, que banha parte do estado do Pará e que deságua no rio Amazonas ainda no estado do Pará. Possui 1.992 km de extensão, nasce nas divisas dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso. Possui águas claras devido ter suas cabeceiras nos escudos cristalinos pré-cambrianos. Drenam solos muito intemperizados e suas águas não são tão ácidas; a carga de material em suspensão é pequena tornando suas águas claras.

Na sua foz - em frente a Santarém - o rio Tapajós faz um espetáculo a parte junto com o rio Amazonas. As águas ocre-argilosas do rio Amazonas e as verde-azuladas do rio Tapajós correm paralelamente por alguns quilômetros, sem se misturarem. A explicação científica desta comtemplação da natureza se dá devido às diferenças de composição, densidade e temperatura das águas dos rios e como conseqüência as águas dos rios não se misturam. Vejam imagem a seguir.



O que mais chama a antenção em toda a extensão do rio Tapajós são as suas belíssimas praias que surgem no período de estiagem (Junho a Outubro). As praias são uma verdadeira febre no quente verão amazônico. Com o fim das chuvas, os rio diminui seu volume de água, deixando à mostra quase 100 km lineares de praias de areias brancas ou amareladas, ao longo de ambas as margens, constituindo-se em atrações turísticas. Clique na imagem a seguir para visualizar um pouco dessas praias, partindo-se de Santarem.



Clique aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas, um belo rio! mas não dá pra gente esquecer da poluição...

Unknown disse...

O encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós enfrente a Cidade de Santarém, é sem dúvida uma das maravilhas da natureza, que faz desse lugar um paraíso...

Anônimo disse...

quem vê nunca esquece , e quem curte um banho nas praias do rio tapajos sempre volta. É uma benção dada pela natureza....