quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Canção da minha saudade

Para alguém provar que é "mocorongo" [nascido em Santarém], nem precisa exibir a carteira de identidade ou a certidão de nascimento. Basta demonstrar que sabe cantar: "Nunca vi praias tão belas/Prateadas como aqueles/Do torrão em que nasci...” (Vicente Malheiros da Fonseca – filho do maestro Wilson Fonseca)

A canção tem emocionado gerações de santarenos e até mesmo aqueles que ali não nasceram, mas que a amam pela sua hospitalidade, criatividade, musicalidade e, sobretudo, pelas belas praias que a cidade possui às margens do rio Tapajós.

Cresci nas proximidades do rio Tapajós, bairro da Aldeia, e na minha infância, na época que a água do rio baixava, aos finais de semanas muitas famílias baixavam para tomar banho de rio e curtir a famosa "Coroa de Areia" em frente a cidade. Uma outra opção na época era a praia de "Vera Paz". Quando criança cheguei ainda a tomar banho de rio na famosa "Coroa de Areia" e na praia de "Vera Paz". Mas recentemente as coisas estão meio diferentes. A praia de Vera Paz ficou pro passado após a construção do porto para escoamento de grãos da Cargill Agrícola (existe uma ação no ministério público contra os danos causados - clique aqui pra ver). A coroa de Areia não possui mais a beleza de antes devido a degadação causada pela ação do homem com o grande número de embarcações que por alí transitam e a poluição. A seguir temos a foto de Ronaldo Ferreira que registra a atual coroa de areia e a foto de Edson Queiroz que mostra o porto da Cargill. Não consegui foto que mostrem como eram antigamente a Coroa de Areia e a Praia de Vera Paz, mas a tenho em minhas lembranças e creio de alguns de vocês também a tem. Caso algum leitor possua antigas fotos das duas praias e tem interesse em compartilhar pode enviar que coloco aqui no blog.

Atual praia da Coroa de Areia, em frente à Capitania dos Portos de Santarém. (Foto: Ronaldo Ferreira)

Cargill chegou a Santarém-PA acabando com a praia de Vera Paz.(Foto: Edson Queiroz)

Deixo a seguinte pergunta aos leitores: Será que o homem vai destruir a inspiração do poeta?

Eis a letra da "CANÇÃO DE MINHA SAUDADE" (para ouvir a música você pode usar o player logo abaixo da letra):

Canção de Minha Saudade
Letra: Wilmar Fonseca
Música: Wilson Fonseca (1949)

Nunca vi praias tão belas
Prateadas como aquelas
Do torrão em que nasci!
Da CAIEIRA, do LAGUINHO
(MAPIRI é um carinho)
Onde canta a Juruti.
Nunca vi praia tão boa
Como aquela da COROA
Bem pertinho do SALÉ...
De SÃO MARCOS, tão branquinha
(A candura da PRAINHA)
VERA-PAZ... MARIA JOSÉ!

Bem juntinho àquela serra
Que domina a minha terra,
Tem um pé de sapoti
Onde entoa, sem mentira,
Alegrando CAMBUQUIRA
O seu canto o Bem-te-vi.
Quem me dera em suas águas
Sufocar as minhas mágoas
A beira do Igarapé!
E depois no IRURÁ
(Ó meu Deus, quando será?)
Reviver a minha fé.

Mergulhei já no AMAZONAS
(Não me digas: tu blasonas)
P’ra no TAPAJÓS boiar...
Há encanto em teus jardins
Vicejando benjamins
Que prateiam ao luar.
Tens Maria por padroeira
Essa Mãe tão brasileira,
SANTARÉM DA CONCEIÇÃO .
Se relembro teus recantos,
Ó Jesus lá vêm meus prantos,
Vou cantando esta canção!

Ouça aqui a música:

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito legal mesmo...Essas músicas expostas marcam a vida da gente que mora distante de nossa terra. As lágrimas veem na hora...
Aqui em Brasília-DF é muito bacana, pai-d'egua mesmo, a gente tem empregos de primeira linha, ganha bacana, um povo muito educado, consegue tudo que quer, basta ser virado, estudioso e saber se relacionar com as pessoas certas...Mas pra botar em Stm com relação às maravilhas que a natureza nos deu, tá difícil, falta só um desenvolvimento, empregos, incentivos fiscais pra montarmos umas pequenas e médias empresas e alavancarmos nossa região...aí seria tudo de bom...
Saudades de Santarém!!!!

Abs,

Lucivaldo Brito(Mosca)
Brasília-DF.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lícia Braga disse...

Ai que saudades dessa terra maravilinda!!!! EU AMO SANTARÉM....
Rodolfo, vou procurar se tenho algumas fotos de qdo era criança na coroa de areia e na Vera Paz (meu tio disse q antigamente o nome da praia era Ver a Paz....coisa que não temos visto ultimamente....heheheh
Um grande abraço.
Lícia

Aniele disse...

olá gostaria de saber se você tem fotos da antiga coroa de areia em frente a cidade e tambem da praia de Vera Paz, se puder me ajudar eu agradeço.