quarta-feira, 20 de maio de 2009

Feira Santarena

Composição: Emir Bemerguy e Wilson Fonseca

Minha terra tem patchuli
Que perfuma o ar e a cunhantã.
Bolas sei fazer de sernambi
E farinha? Só "Cucurunã"!

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Coisas como nós ninguém as tem,
Nem bonecas como tal perfeição.
E a cerâmica de Santarém?
Tudo é lavor de artesão.

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Pelo São João tem boi-bumbá,
Brinca-se ao redor do fogaréu.
Há canjica, sim, e tarubá.
Olha o meu balão subindo ao céu.

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Temos açaí, maracujá,
Manga, muruci, abiu, caju,
Piquiá, marí, taperebá,
Ata, sapoti, cupuaçu.

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

O que vou dizer do pajurá
Fruta boa que só existe aqui,
E da especial curimatá,
Peixe inda melhor que o tambaqui?

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Ó gigante azul, meu Tapajós!
Amazonas, és fenomenal.
Cobra Grande vai boiar feroz:
Ninguém deve ir lá no aningal.

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Pra dar sorte, hein? Muiraquitã!
Eu já comprei um e tenho fé.
E se diz também que é talismã
Ver o Uirapuru. Não sei se é.

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Boto grande eu vi matar de arpão,
Mas o principal soube depois:
Olho dele é bom, é sensação
Pra atrair mulher... Me arruma dois!

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!

Se você estiver com bem calor.
Pode conseguir, pra se abanar,
Ventarolas mil, de toda cor!
Venha a Santarém, pois vai gostar!

Eis aí por que te quero bem,
Flor do Tapajós, ó Santarém!


A seguir você pode ouvir a faixa 13 do CD Sinfonia Amazônica 2 da Orquestra Jovem Wilson Fonseca.

Um comentário:

Laís disse...

Me deu uma grande alegria poder ouvir esta música lindíssima. Quem está longe da terra há muito tempo, se emociona ao ovir música da terrinha muito bem interpretada pelo coral.